Como se proteger do estresse térmico na Construção Civil

Com a chegada do verão também começa a preocupação com os efeitos do calor, principalmente para quem trabalha ao ar livre como na construção civil.

Diferentemente de quem trabalha em ambientes fechados e com ar condicionado, as atividades ao ar livre requer muita atenção!

Riscos do trabalho a céu aberto

Os riscos de se trabalhar ao ar livre não é levado em conta pela maioria das pessoas, já que seus efeitos não são instantâneos.

Devido a exposição ao sol os riscos são muitos como a insolação, desidratação, aparecimento de manchas na pele, queimaduras e até problemas mais sérios como cataratas e câncer de pele.

Por se tratar de um assunto de extrema importância existe uma norma regulamentadora NR21, para o trabalho a céu aberto, com o objetivo de evitar que as atividades profissionais realizadas ao ar livre causem danos ao bem-estar e à saúde dos colaboradores

Além disso, a Norma Regulamentadora – NR15, determina que é importante avaliar as condições do local de trabalho a partir do índice de Bulbo Úmido de Globo, que mostra a exposição do trabalhador ao calor.

De acordo com a legislação brasileira aponta que a temperatura média dos locais de trabalho devem ficar entre 20ºC a 23ºC, seja em escritórios ou em setores de produção.

No entanto, com o trabalho ao ar livre aos cuidados devem ser redobrados e todas as medidas devem ser tomadas para minimizar os danos com as temperaturas mais elevadas.

Dicas de como se proteger do estresse térmico na Construção Civil

Os trabalhadores que trabalham nos canteiros de obras sofrem uma sobrecarga térmica ou estresse térmico muito grande e isso pode trazer alguns efeitos tanto que desconfortáveis, tanto fisicamente como psicologicamente.

Problema este que acaba interferindo diretamente na produtividade da indústria da construção civil, mas afeta a saúde e bem estar do indivíduo, que está constantemente realizando atividades que requer força, foco e resistência.

Existem vários fatores que podem influenciar o estresse térmico devido à sobrecarga do calor, como os fatores individuais (aclimação, vestuário, tipo de atividade), como os fatores ambientais (temperatura do ar, umidade, velocidade do ar).

Por tudo isso que é importante melhorar as condições de trabalho para não atrapalhar o desempenho dos trabalhadores nesta estão que costuma ser bem quente aqui em nosso país.

Confira 8 dicas para evitar o estresse térmico no verão

  1. Hidrate-se bastante

Beba líquidos durante todo o dia. Para facilitar, tenha por perto uma garrafa de água, mantenha a garrafa em um local fresco e arejado para que esteja sempre fresca.

Durante o trabalho de priorize a água, já que ela é rica em sódio e atividades que demandam esforços no calor necessita que você faça a reposição.

  1. Tenha uma alimentação adequada

Prefira alimentos leves, como frutas e verduras, e fuja de itens muito gordurosos e calóricos, principalmente no verão.

  1. Priorize o trabalho pesado logo de manhã

Se organize para realizar as atividades mais pesadas no período da manhã e deixe as atividades mais leves para o período em que o sol estará mais forte.

  1. Use roupas adequadas

Com o calor e o sol adote uniformes mais adequados para o verão, dessa forma você vai garantir maior circulação de ar e minimizar com os efeitos do calor. Em atividade ao ar livre não abra mão de chapéus e óculos especiais contra os raios solares.

Evite roupas pesadas farão com que você soe mais e se desidrate mais rapidamente.

  1. Use protetor solar

Um cuidado muito importante nesse período é o uso de um protetor solar de boa qualidade e com proteção UVA e UVB para proteger a pele de queimaduras, doenças e possíveis insolações e não esqueça de reaplica-lo periodicamente.

  1. Faça pausas

Faça pausas curtas para se refrescar. Nesses intervalos, busque um local com sombra e se hidrate bastante.

  1. Visite o médico regularmente

Realize consultas médicas e exames periódicos para manter a saúde em boas condições.

  1. Pratique atividade física

Realize atividades físicas regularmente para manter o bom condicionamento físico, dessa forma você também vai melhorar a resistência ao calor.

Normas legais referentes ao estresse térmico

Existem algumas normas vigentes que determinam condições para trabalhos com exposição ao calor, são essas:

  • NR-17
  • NR-21 Trabalhos a céu aberto.
  • Norma ISO 7730: Medição do conforto térmico PMV2 e PPD3.
  • Norma ISO 7243: Indicador para avaliação da sobrecarga térmica WBGT.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.