Entenda a importância do uso adequado de equipamentos de segurança

Entender e garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho deve ser uma prioridade inegociável principalmente quanto ao uso adequado de equipamentos de segurança. Especialmente por empresas que valorizam o bem-estar físico e mental de sua equipe.

Contudo, muitos empregadores ainda não compreendem a relevância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no cotidiano de certas atividades profissionais.

Os EPIs desempenham um papel crucial em profissões de risco, reduzindo significativamente as chances de acidentes fatais decorrentes de imprudência ou circunstâncias inesperadas.

No entanto, mesmo quando há compreensão da importância desses equipamentos, ainda enfrentamos desafios na implementação de medidas de segurança efetivas contra acidentes laborais e continuamos a registrar acidentes fatais em decorrência de um acidente de trabalho.

E grande parte desses acidentes é resultado do uso inadequado de equipamentos ou da utilização de máquinas em péssimas condições de conservação.

Além disso, quedas após mal-estares repentinos e queimaduras causadas por exposição a altas temperaturas, fogo ou substâncias químicas também contribuem para esse cenário trágico.

Por isso que esse é um assunto de extrema importância e neste artigo, abordaremos esse assunto crucial no universo da segurança do trabalho. Continue lendo para entender!

O que é EPIs?

Mas o que é um EPIs no universo da segurança do trabalho?

Os EPIs ou Equipamentos de Proteção Individual são dispositivos destinados a serem usados por trabalhadores individualmente durante suas atividades laborais.

Eles tem como propósito proteger o funcionário contra riscos à saúde enquanto executa suas tarefas. Por isso que o uso desses equipamentos é obrigatório, pois eles eliminam os riscos de incidentes durante a realização das atividades.

Já quando os equipamentos de segurança não são utilizados ou não oferecem uma proteção completa aumenta a chances da ocorrência de algum acidente de trabalho ou doença ocupacional.

É responsabilidade da empresa garantir que os profissionais utilizem corretamente esses equipamentos durante todo jornada de trabalho.

Porém é preciso que todo equipamento esteja sempre em perfeitas condições além de possuir o Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir sua conformidade com as normas do Ministério do Trabalho.

O uso adequado de equipamentos de segurança não apenas protege os trabalhadores, mas também reduz transtornos para a empresa, além de promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

Por que os EPIs são importantes?

A utilização de EPIs é uma defesa crucial para a proteção individual dos trabalhadores, mitigando assim riscos e ameaças em diversos ambientes laborais.

De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR-6) ela estabelece o fornecimento gratuito desses equipamentos aos trabalhadores para a execução de suas funções, sempre que as medidas gerais de segurança não oferecerem proteção suficiente contra riscos.

No entanto, vale lembrar que de acordo com a norma regulamentadora 6.6.1 cabe ao empregador quanto ao EPI:

  • Adquirir EPIs adequados aos riscos de cada atividade;
  • Garantir sua utilização;
  • Fornecer apenas equipamentos aprovados pelos órgãos competentes;
  • Orientar e treinar os trabalhadores sobre o uso correto, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente equipamentos danificados ou perdidos;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar qualquer irregularidades ao Ministério do Trabalho e;
  • Registrar o fornecimento aos trabalhadores, “podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009).

Conheça os diferentes tipos de EPIs e suas funções

O uso adequado dos equipamentos de proteção é fundamental em ocupações que representem algum risco ao trabalhador.

Porém existem categorias específicas que requerem a utilização desses equipamentos como:

  • Trabalhadores da indústria que manuseiam máquinas pesadas ou carregam peso devem utilizar sapatos mais reforçados.
  • Já quem atua com materiais quentes ou produtos químicos deve utilizar luvas e óculos de produção.

Os EPIs são diversificados e segmentados de acordo com as partes do corpo que necessitam de proteção. Os protetores faciais, capacetes, óculos de proteção, protetores auriculares, aventais, respiradores, luvas de segurança, calçados protetores e sistemas antiquedas são exemplos de categorias essenciais.

Entretanto, em qualquer função (periculosa) que ofereça perigo, deve haver EPIs disponíveis para os trabalhadores. E a escolha adequada de EPIs depende da natureza das atividades e dos riscos envolvidos. Só assim, é possível garantir uma maior proteção e integridade ao trabalhador.

Em quais trabalhos são necessários de equipamentos de segurança

Os EPIs são essenciais em ocupações que apresentam algum riscos ao trabalhador.

Profissionais da indústria que lidam com máquinas pesadas, produtos quentes, substâncias químicas, carregam peso ou materiais tóxicos devem ser equipados com EPIs adequados.

A adoção desses equipamentos é uma garantia de proteção e integridade e, contribui para ambientes de trabalho mais seguros e eficientes.

Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais

Além de fornecer os EPIs, as empresas devem investir em programas de treinamento para conscientizar os colaboradores sobre a importância e o uso correto desses dispositivos.

Manter o ambiente organizacional seguro também envolve práticas como organização, sinalização adequada, armazenamento seguro de substâncias perigosas e manutenção preventiva de equipamentos.

Automatizar processos por meio de software de controle de EPIs é uma estratégia inteligente para garantir a distribuição adequada e manutenção eficaz desses equipamentos.

Tudo isso não só apenas evita custos judiciais, mas também demonstra o comprometimento da empresa com a segurança dos seus profissionais.

Uso adequado de equipamentos de segurança: Um futuro mais seguro no ambiente de trabalho

Priorizar a segurança no ambiente de trabalho é uma responsabilidade intransferível das empresas e uma garantia do bem-estar dos colaboradores.

O uso adequado de equipamentos de segurança (EPIs) desempenha um papel vital nesse cenário, protegendo os trabalhadores de riscos e ameaças em suas atividades diárias.

Investir em equipamentos de qualidade, treinamento eficaz e práticas organizacionais de segurança é a chave para construir um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Ao fazer isso, você não só protege seus colaboradores, mas também fortalece sua organização como um todo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.