Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida: saiba qual a relação entre eles?

A segurança dos colaboradores dentro de uma empresa é uma questão primordial.

Além de garantir a segurança dos seus colaboradores, com a adoção de medidas preventivas ajuda a reduzir riscos à integridade física e psicológica, o que já traz vários benefícios tanto para o trabalhador como para sua empresa como um todo.

Através de Programas de Saúde e Segurança do Trabalho é possível aumentar a motivação dos funcionários e diminuir o número de acidentes e aumentar a produtividade e aumentar a receita do seu negócio.

Os resultados também podem ser de forma positiva tanto na vida profissional quanto na saúde e bem-estar dos colaboradores fora da organização.

Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida

Impacto da segurança do trabalho na qualidade de vida

As ações para proteger o colaborador durante a realização de suas atividades vão muito além.

Os riscos de óbitos, desenvolvimento de doenças infecciosas e acidentes de trabalho aumentam consideravelmente em ambientes insalubres e sem sinalização.

O mesmo vale para a não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas mais diversas atividades.

De acordo com o Relatório da Organização Internacional do Trabalho, esses danos estão diretamente relacionados à qualidade de vida de uma pessoa tanto dentro ou fora da empresa.

Isso porque o conceito de qualidade de vida vai muito além da integridade física. Visto que a falta de segurança pode impactar o lado emocional do colaborador.

Estresse, altos níveis de pressão e riscos de acidentes são potenciais desencadeadores de desordens psicológicas.

Vale destacar que, hoje em dia, os transtornos mentais ocupam posição de destaque entre as causas de afastamento do trabalho.

Em contra partida um ambiente seguro aumenta a tranquilidade dos colaboradores durante a execução de suas atividades, o que ajuda a prevenir a ansiedade e outros transtornos psíquicos.

Vale ressaltar que para promover a qualidade de vida não basta só implementar uma política de segurança.

É necessário analisar os processos realizados e a forma como os resultados estão sendo cobrados e se preciso, modifica-los.

Dessa forma a sobrecarga e o estresse podem ser reduzidos.

Qualidade de vida e a influencia na segurança do trabalho

É fato se a segurança aumenta a qualidade de vida, a qualidade de vida melhora a segurança.

Afinal, uma pessoa saudável, que realiza atividades físicas regularmente, dorme bem e têm poucas preocupações, dentro e fora do ambiente de trabalho, torna-se mais atento, consciente e engajado nas suas atividades profissionais.

Por isso que a segurança do trabalho e a qualidade de vida estão intimamente ligadas.

E oferecer melhores condições de trabalho aos seus colaboradores significa ajudar na prevenção e redução de acidentes e doenças ocupacionais dentro da organização.

Mas é valido lembrar que para construir um ambiente seguro é de responsabilidade tanto do empregado como do empregador.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.