4 Dicas de como evitar acidentes com as mãos

E de acordo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho – de janeiro de 2008 – 30% dos acidentes de trabalho estão relacionados com acidentes com as mãos, dedos e punhos.

Como vimos as mãos estão entre as partes do corpo humano mais sujeitas a acidentes. E os acidentes que envolvem as mãos costumam ser bastante sérios, tanto para o profissional quanto para a empresa.

Isso porque além do trauma físico, o custo desse tipo de acidente deve ser levado em consideração. Visto que na maioria dos casos, os custos com acidentes inclui o atendimento médico e tratamento, indenização do acidentado, horas perdidas no trabalho, substituição do funcionário.

O que gera prejuízo para o governo, a empresa e, principalmente para o profissional acidentado, que terá seu ganho reduzido durante a sua recuperação. E, em casos de acidentes mais graves, levar as sequelas para o resto de sua vida.

Acidentes com as mãos e as principais causas

Uma das principais causas dos acidentes com as mãos que merece atenção é a falta de equipamentos adequados na hora da execução do trabalho. Além deste podemos destacar outros exemplos como:

  • Utilização inadequada dos EPIs – equipamentos de proteção individual
  • Falta de treinamento e informação sobre a execução do serviço
  • Desrespeito às normas de segurança tanto por parte da empresa quanto do profissional
  • Falta de padronização dos processos, sem regras e ordem de execução específica
  • Máquinas e ferramentas defeituosas, que não oferecem um nível de proteção adequado para o trabalho

Todos os exemplos levantados merecem atenção visto que a negligência de algum ponto pode trazer danos irreparáveis para saúde do profissional, sem falar na saúde financeira da empresa. E todos os acidentes devem ser evitados com práticas de proteção e segurança no trabalho.

Evite acidentes com as mãos com a manutenção adequada nos equipamentos

Como já mencionamos anteriormente uma das causas de acidentes com as mãos está relacionada ao mal funcionamento de máquinas e equipamentos. Trabalhar de forma incorreta pode gerar acidentes para os profissionais.

Mau funcionamento, como por exemplo, máquinas que travam ou agarram podem fazer com que o profissional utilize as mãos em locais inadequados para que ela volte a funcionar, isso também aumenta as chances de acidentes com as mãos.

Por isso que investir na manutenção preventiva de todos os seus equipamentos é uma das formas de conseguir diminuir ou até acabar com os acidentes em sua empresa.

Cuide com a sobrecarga de trabalho

A falta de atenção é outra causa comum de acidentes com as mãos. O profissional não perde a atenção sem motivo, porém a sobrecarga de trabalho se caracteriza pelo excesso de demandas, jornadas de trabalho excessivamente longas, prazos curtos e outras questões que contribuem para a pressão sobre o profissional podem ser fatores que aumentam as possibilidades de que ele se desconcentre.

Combater a sobrecarga e inserir pausas durante a jornada além da conscientização do time podem ser excelentes estratégias para gerar bons resultados nesse aspecto.

Invista em garantir procedimentos e estruturas de proteção

Há máquinas que apresentam alguns perigos para os profissionais. Aqui podemos citar a serra circular utilizada para cortar madeira ou outros materiais, que é capaz de causar lesões cortantes sérias se não manuseada com cuidado e atenção.

Já existem hoje serra circular que ao sentir o dedo encostar nos dentes da serra, os sensores detectam instantaneamente e a serra é bloqueada de imediato. Um outro exemplo são as batedeiras de padaria que já possuem uma grade de segurança que trava toda vez que a grade é levantada.

Garantir uma estrutura de segurança nos equipamentos é uma excelente forma de evitar os acidentes com as mãos e também garantir a segurança das mãos.

A importância de ter um EPI de qualidade para evitar os acidentes com as mãos

Por fim, os equipamentos de proteção individual são uma ótima forma de oferecer ainda mais proteção ao profissional em seu ambiente de trabalho.

Quando usados de forma correta, conseguem minimizar possíveis riscos de acidentes com as mãos e dessa forma melhorar a confiança e a segurança do profissional.

Assim, uma estratégia importante para evitar acidentes com essa parte do corpo é adquirir EPIs de qualidade como, por exemplo, luvas de proteção.

Porém é importante escolher a luva correta conforme a utilização. Além disso, elas devem ser confortáveis e duráveis, evitando que o EPI comprometa a realização das atividades.

Aproveite essas dicas para investir, agora mesmo, na segurança e na proteção de seus profissionais!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.