Tipos de EPI: Veja a importância e para que serve

Os equipamentos de proteção individual servem para garantir o mínimo de segurança aos profissionais, e para cada tipo de função existem alguns tipos de EPI que precisam ser utilizados quando forem realizados os trabalhos.

É fundamental que toda empresa fique atenta a isso, é importante fiscalizar a utilização desses EPIs, não basta apenas seguir as normas, é de responsabilidade da empresa garantir a saúde e a vida dos profissionais que desempenham seu trabalho, afinal eles são o bem mais precioso.

Mas você sabe quais os tipos de EPI que existem no mercado? Pensando nisso, preparei esse artigo com os principais e mais comuns equipamentos de proteção individual utilizados no dia a dia, e também seus benefícios.

Para saber mais continue lendo, e além disso conheça nossos produtos, trabalhamos na fabricação de diversos tipos de EPI.

Tipos de EPI: conheça os principais e seus benefícios

Luva de Proteção Individual

As luvas de proteção provavelmente devem ser o equipamento mais utilizado entre os profissionais que usam os EPIs. As luvas podem ser utilizadas nos mais variados ambientes de trabalho (construção civil, frigoríficos, indústrias, metalurgia, etc).

As luvas de proteção podem ser fabricadas de diversos materiais diferentes, cada uma com sua aplicação, tudo dependerá do tipo de ferramenta utilizada e do manuseio do profissional, mas o principal objetivo é a proteção das mãos e dedos de cortes, perfurações e atritos durante a realização do trabalho.

Botas de Segurança

Outro item extremamente comum entre os profissionais é a bota de segurança, ela é utilizada para proteção dos membros inferiores (pés e dedos). Elas podem conter solado antiderrapantes, aderentes ao solo, para evitar escorregões. Sua estrutura geralmente é bem reforçada, pode conter proteções de ferro ou aço (dependendo da função do profissional) para evitar esmagamentos em caso de queda de algum objeto.

Abafador de ouvidos

Esse EPI é utilizado por profissionais que ficam expostos a ruídos contínuos, que podem gerar incômodos e até danos permanentes, e com isso afetam a saúde e bem-estar do profissional.

Para reduzir ao máximo é necessário a utilização do EPI abafador de ouvidos, ele pode evitar perda da audição e melhorar a qualidade de vida do profissional nesse ambiente. Em muitas funções ele é extremamente recomendado.

Muitos locais como fábricas, industrias, campos de trabalho, obras com excesso de ruídos, e até explosões podem requerer a utilização desse EPI. O principal objetivo do abafador de ouvidos é reduzir o impacto dos ruídos e barulhos, e melhorar a condição de trabalho do profissional.

Capacete de Segurança

Outro equipamento muito utilizado por diversos profissionais nas mais variadas funções é o capacete de segurança, um equipamento proteção individual muito comum e de extrema importância.

Ele deve ser utilizado nas mais diversas áreas como construção civil, operações em áreas elétricas, indústrias, e áreas onde exista o risco de quedas e pancadas.

A principal função do capacete de segurança é proteger a cabeça como um todo, mantendo e preservando assim a segurança do profissional contra traumatismos e acidentes mais graves, um item essencial para preservar a vida no ambiente de trabalho.

Tipos de EPI: como escolher os mais adequados para sua empresa

O fundamental para entender como escolher os tipos de EPI é conhecer a norma regulamentadora número 06.

Essa NR que define a relação entre equipamentos, trabalho e função, assim poderá saber a melhor indicação para cada equipamento de proteção.

Para poder entender que tipo de EPI você irá precisar para cada função, antes você precisará entender alguns fatores essenciais:

  • Conhecer o ambiente
  • Identificar os riscos ambientais
  • Conhecer bem a função que cada funcionário irá desempenhar
  • Conhecer os maquinários e equipamentos utilizados
  • Avaliar a qualidade dos equipamentos
  • Capacitar os profissionais para atuarem e também em relação a utilização dos EPIs

Esses são apenas alguns dos tipos de EPI mais utilizados no mercado, existem muitos outros (mangotes, calças, blusão, óculos de proteção, etc.) que ajudam a garantir a segurança do profissional envolvido com a atividade.

Fique sempre atento a todos os EPIs necessários para assim garantir o bem-estar de sua equipe.

Procure também sempre pelos melhores equipamentos de segurança e com certificado de aprovação, conheça bem as normas e conte sempre com um profissional de segurança do trabalho.

Confira nossa linha de produtos de EPI, entre em contato e solicite seu orçamento.

Espero que tenha gostado do conteúdo, e em caso de dúvida é só falar conosco.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.