Perneiras em áreas rurais: Qual sua importância?

Você sabe qual a importância da utilização de perneiras em áreas rurais? Entende porque esse EPI é essencial para todo trabalhador?

O uso do equipamento de proteção individual (EPI) é muito importante para cuidar e preservar a saúde do trabalhador, e a perneira de segurança é utilizada para proteger as pernas (membros inferiores) entre o joelho e o pé. E dependendo da atividade exercida pelo profissional ela é obrigatória.

As perneiras de segurança em áreas rurais são essenciais, esses equipamentos podem ser de diversos materiais como PVC, raspa, lona, bidim entre outros, ela garante a proteção contra agentes escoriantes, abrasivos, cortantes, perfurantes, animais peçonhentos entre outros.

A utilização das perneiras em áreas rurais serve para garantir a segurança dos trabalhadores no local, assim como outros EPIs elas são fundamentais.

Como utilizar perneiras em áreas rurais?

A utilização correta do EPI é fundamental para a proteção do trabalhador, por isso saber como utilizar e conserva-lo é essencial e, a utilização errada pode comprometer sua segurança.

Então, as perneiras devem sempre ser utilizadas sobre o tecido da calça, de forma que não apertem ou incomodem o usuário na hora da atividade.

Atente-se também na sua utilização, sempre verifique se está correto o seu uso antes de entrar em área de risco, e sua retirada deve ocorrer apenas após o término da atividade e quando não estiver mais nesse ambiente de risco.

Verifique se a utilização de perneiras é obrigatória para sua atividade, caso ela ofereça riscos para membros inferiores a empresa deverá fornecer o equipamento de segurança.

Lembre-se que essas lesões podem ser provocadas por escoriações, perfurações, picadas de animais peçonhentos, produtos químicos, materiais cortantes, etc.

Como cuidar e conservar perneiras em áreas rurais

Muitos profissionais acabam não tendo os cuidados necessários com seus EPIs, isso acaba sendo muito importante, pois é através dos cuidados e conservação que seus equipamentos manterão as propriedades protetoras.

Então sempre após o uso, caso seja necessário faça a limpeza não só da perneira, mas de todos os equipamentos utilizados caso precise para guarda-los, em caso de dúvidas consulte o manual e orientações.

Limpe com água e sabão neutro, enxague com água em abundância e coloque para secar a sombra. Não utilize produtos químicos na limpeza que possam causar ressecamento do material para não perder qualidade.

No caso das perneiras de couro elas precisam ser engraxadas regularmente para manter suas propriedades.

Nunca utilize perneiras em má conservação, que estejam rasgadas, furadas ou danificadas por qualquer motivo, isso pode comprometer sua segurança.

Fique sempre atento ao seu equipamento, e em caso de danos nas perneiras ela precisará ser trocada, e a danificada descartada, na hora de escolher uma nova perneira sempre se atente para as especificações.

É muito importante ficar atento a essas especificações de manuseio e validade do equipamento de proteção que são fornecidas pelo fabricante do EPI.

E sempre antes e depois da atividade verifique se as perneiras não sofreram qualquer avaria que possa comprometer seu uso, isso pode acontecer durante sua atividade e você não perceber.

Por isso é importante sempre inspecionar seus equipamentos de proteção, isso ajuda a garantir uma maior segurança, pois a existência de qualquer dano como rasgo, perfurações ou cortes pedirá que o equipamento seja descartado e trocado por outro de mesma especificação.

Atente-se a todos esses detalhes para uma maior segurança dos seus profissionais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.