Luvas de Vaqueta: equipamento obrigatório para a segurança de algumas atividades

As luvas de vaqueta são equipamentos específicos que se encaixam na categoria dos Equipamentos de Proteção Individual os famosos EPI, e hoje vamos conversar sobre essas luvas de proteção que são muito importante para a segurança do trabalhador no seu dia a dia.

O fato é que a Luva de Vaqueta é um equipamento obrigatório para algumas atividades, mas ainda existe uma certa dúvida na hora de escolher o melhor produto e, principalmente, o porquê investir nele.

Por isso que aqui nesse post, vamos tirar algumas questões, como por exemplo, o que é uma Luva de Vaqueta e a importância para a segurança das suas mãos. Continue conosco até o final!

Luvas de Vaqueta

Apesar de ser um equipamento muito procurado em todo o país, a Vaqueta é feita a partir do couro de boi, assim como os equipamentos de raspa.

O couro bovino é preparado e curtido especialmente para ficar macio e ser utilizado para a fabricação de bolsas, calçados e forrações.

É um excelente material para a confecção de luvas de proteção, um equipamento de proteção individual (EPI) essencial para proteger as mãos de profissionais que trabalham em contato com alguma ferramenta ou produto que pode ameaçar sua saúde ou segurança.

Por isso que a luva de vaqueta é um EPI obrigatório para profissionais que trabalham com cordas, carga e descarga de mercadorias e em ambientes com baixas temperaturas. Isso porque o material é bastante resistente e é um ótimo isolante térmico e evita o congelamento das extremidades.

Tanto a luva de raspa quanto a luva de vaqueta são feitas a partir do couro de boi. Para confeccionar os produtos em raspa é utilizado a parte interna da pele bovina. Já a vaqueta é utilizada a parte externa da pele, também chamada de flor.

O que faz uma luva de vaqueta ser utilizada em determinadas funções é por ter um acabamento melhor, além de ser mais resistente.

Por isso que as luvas de vaqueta são utilizadas em atividades que necessitem o uso do tato, como trabalhos que usam um rapel ou feitos em grandes alturas.

Claro, que existem muitas outras funções e modelos de luvas de vaquetas, veja algumas Luvas de Vaqueta mais comuns, confira a seguir:

Luva Vaqueta Total V-P 

– Luva de Vaqueta, com elástico e punho 7 cm.

Luva Vaqueta Total V-20

– Luva de Vaqueta, dorso de raspa, punho de raspa 20 cm.

Luva Vaqueta Mista VR-P

– Luva de Vaqueta, dorso de raspa, punho 7 cm.

Luva Vaqueta Mista VR-20

– Luva de Vaqueta, dorso de raspa, punho de raspa 20 cm.

Utilização de luvas de Vaquetas

As luvas de vaquetas são indicadas especialmente para quem trabalha em frigoríficos e câmaras frias, para proteger os dedos do congelamento e garantir maior conforto e segurança durante as atividades.

Este EPI também é indicado para a proteção de profissionais que trabalham com:

  • Carga e descarga de materiais em geral
  • Diretamente com eletricidade
  • Produtos químicos
  • Construção civil
  • Mineradoras
  • Transporte de estruturas metálicas
  • Serviços de manutenção

Luvas de Vaqueta: vantagens do investimento

As luvas de vaqueta são de extrema importância nas indústrias, pois são utilizadas para trazer mais segurança contra acidentes que possam ocorrer em trabalhos de risco e devido à proteção à integridade física dos profissionais. Por isso, a importância de adquirir produtos de qualidade e com certificados de aprovação.

Como mostramos acima as luvas de vaqueta têm a mesma matéria-prima, porém elas possuem suas particularidades. Um exemplo, nas diferentes funções, é que as luvas de vaqueta mista, são muito utilizadas por profissionais do setor moveleiro.

Uma das principais vantagens de adquirir a luva de vaqueta em empresas com tradição no mercado é a qualidade do produto. Isso porque a matéria-prima de qualidade utilizada, o processo de fabricação, garantem um produto final adequado para a segurança dos profissionais.

Outra vantagem é a praticidade em sua utilização. Visto que o profissional precisa ser protegido contra acidentes e ser capaz de realizar sua atividade da forma mais adequada. Por isso, as luvas de vaqueta são mais indicadas, principalmente, por ser um material macio que facilita a sua utilização e ainda proporciona maior liberdade em seus movimentos.

A luva de vaqueta deve ser resistente e não rasgue com facilidade. Para garantir isso, é importante que o produto suporte os processos aos quais são submetidos. Tudo para que as luvas tenham excelente durabilidade e uma ótima vida útil.

Por fim, vale lembrar que dependendo da profissão e dos riscos associados é importante aliar o uso de outros equipamentos de segurança como botas de segurança, máscaras de proteção, óculos de proteção, entre outros.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.