Luvas de raspa cano curto: um equipamento indispensável

As luvas de raspa cano curto são ideais para a proteção das mãos em diferentes funções. Por ser um equipamento de segurança individual, as luvas tem o objetivo de proteger as mãos do profissional.

Também são consideradas um dos equipamentos de proteção mais importantes e utilizados, principalmente por profissionais que lidam diariamente com atividades que trazem risco a área das mãos.

Por isso as luvas além de proteger elas ajudam a minimizar e até neutralizar os riscos ocupacionais nas mãos.

Neste artigo vamos ver quais as características da luva de raspa cano curto, para quem são indicadas e como conservar suas luvas de segurança. Confira!

Para que serve uma Luva de raspa cano curto?

As luvas de raspa são umas das mais resistentes e por isso são indispensáveis para trabalhos mais pesados e brutos tanto dentro ou fora da indústria.

Esse tipo de equipamento é capaz de proteger o trabalhador contra materiais cortantes, agentes abrasivos, escoriantes. E são ideias para trabalhos mais brutos, como:

  • Funilaria
  • Montagem de estruturas metálicas
  • Manuseio de materiais escoriantes
  • Trabalho em metalúrgicas
  • Trabalhos com solda
  • Trabalho em agricultura
  • Carga e descarga de materiais pesados

Por ser um equipamento confeccionado em couro é de extrema resistência e qualidade.

Qual é o material da luva de raspa?

A luva de raspa é composto por um material derivado da pele bovina, que antes da sua confecção precisa passar por uma etapa de putrefação e por processos químicos e mecânicos (processamento, operação de ribeira, curtimento e acabamento).

Os tipos de luvas de raspa mais usadas?

No mercado hoje é possível encontrar diferentes modelos de luvas de raspa, e podemos destacar as principais:

  • Luva de raspa cano curto 7 cm
  • Luva de raspa cano médio 15 cm
  • Luva de raspa cano longo 20 cm
  • E a luva de raspa de soldador

Quanto tempo dura a luva de raspa cano curto?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) têm prazo de validade, assim como a maioria dos itens de consumo, e ela é informada na embalagem do produto pelo fabricante.

Porém a vida útil dos equipamentos é informada também pelo fabricante e deve ser observada pela empresa.

Já o tempo de duração de uma luva de raspa vai depender também do ambiente de trabalho ao qual a luva está sendo exposta e, isso pode aumentar ou reduzir a sua vida útil do equipamento.

Através de análises e controle, é possível estipular melhor a precisão do prazo de validade de um EPI em cada tipo de atividade da empresa que faça uso dessas luvas.

Só assim é possível ter uma estimativa de tempo de uso de uma luva.

Como limpar a luva de raspa cano curto?

Para garantir a qualidade e eficiência as luvas de cano curto é importante seguir as orientações do fabricante.

Porém vale ressaltar que o couro é bem sensível a umidade, e quando entra em contato com a água aos poucos vai perdendo suas propriedades físicas.

E para garantir maior durabilidade o mais indicado para as luvas de raspa de cano curto é a lavagem a seco e não a lavagem com água e sabão, que acelera o processo natural de desgaste.

É recomendado também para melhor durabilidade e manutenção da qualidade das luvas que elas sejam mantidas ao abrigo da luz do sol e em lugares secos, livres de umidade e calor excessivo.

Lembre-se de não usar luvas que estejam com seu interior sujo, úmido ou que esteja danificada. Porém, realize a higienização primeiro e se for o caso realize a sua troca.

Luva de raspa cano longo ou cano curto?

Como já mencionamos anteriormente há dois modelos para luva de raspa: o modelo de cano curto e a de cano longo.

Sua escolha deve ser feita de acordo com o tamanho mais adequado para as mãos do profissional que irá usar. É importante que a luva se fixe e não se solte durante a realização da atividade, dessa forma reduzindo o risco de acidente.

Já o tamanho do cano da luva pode variar e deve ser observado de acordo com o tipo de trabalho a ser executado, e aqui é importante se atentar a vestimenta do profissional também.

Porém trabalhos que necessitam de maior proteção, acima da altura do pulso o ideal são as luvas de cano mais longo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.