Luvas de proteção: sua importância na construção civil

Quando falamos em um canteiro de obra, seja ela de pequeno ou grande porte, encontramos muitos riscos. O uso da luva para construção civil no dia a dia garantem proteção ao indivíduo.

As luvas de proteção são equipamentos de proteção individual essencial e obrigatória em muitas atividades. E a empresa que não disponibiliza tal EPI aos seus funcionários, pode ser penalizada de acordo com a lei.

Empresas na construção civil que conscientizam e disponibilizam luvas aos seus colaboradores conseguem garantir uma rotina muito mais segura e produtiva.

Luva na construção civil: diferenciais e características

As luvas são utilizadas na construção civil para o manuseio seguro de equipamentos e ferramentas a fim de evitar lesões além de:

  • Proteger os trabalhadores de agentes cortantes, biológicos, perfurantes, térmicos, químicos e elétricos.
  • A luva para construção civil deve ser utilizada por serralheiros, pedreiros, carpinteiros e outros profissionais expostos aos riscos.
  • Todos os modelos devem apresentar tecido resistente e maleável, ou seja, que proteja e ao mesmo tempo permita total conforto e mobilidade de dedos da própria mão do trabalhador.
  • Os materiais utilizados, podem ser as luvas de couro, fibra sintética, algodão e também há opções em PVC, neoprene e látex.

A seguir iremos citar os modelos mais comuns de luvas para a construção civil, confira!

9 tipos mais comuns de luvas para construção civil

A NR 6 elenca nove riscos contra os quais as luvas devem ser projetadas para proteger os colaboradores:

  • Luvas para proteção contra riscos mecânicos como os abrasivos e escoriantes
  • Luvas para proteção contra equipamentos/ferramentas cortantes e perfurantes
  • Luvas para proteção contra eletricidade
  • Luvas para proteção contra altas e baixas temperaturas
  • Luvas para proteção contra agentes biológicos como as bactérias, dejetos e micróbios
  • Luvas para proteção contra agentes químicos como os materiais corrosivos e gases/vapores que podem ser absorvidos pela pele
  • Luvas para proteção contra vibrações
  • Luvas para proteção contra umidade como a água e outras soluções, como produtos de limpeza
  • Luvas para proteção contra radiações ionizantes

Importante: algumas atividades manuais podem apresentar mais de um risco, logo, as luvas devem proteger contra diversas situações. Por isso, é de extrema importância analisar bem os riscos do ambiente e fazer a melhor escolha para garantir a proteção do colaborador.

Você encontra luvas para construção civil aqui!

Existem diversas empresas de EPI que tem experiência quando o assunto é EPI para as mais diversas atividades. Um bom exemplo disso é que você encontra luvas para construção civil de extrema qualidade aqui mesmo no site.

Somos especializados em luvas do tipo de luva de raspa que protegem contra agentes escoriantes, abrasivos, materiais cortantes, entre outros. Também temos as luvas de grafatex que são resistentes ao calor, proporcionam excelente isolamento e são perfeitos para a manipulação de itens ásperos e afiados. As luvas de vaqueta que são indicadas para ambientes de baixa temperatura e trabalhos com corda e carregamento de mercadorias.

Está precisando de luvas para sua obra? Então, não perca mais tempo, entre em contato e solicite um orçamento que vamos ter o maior prazer em atende-lo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.