Equipamentos de segurança para solda

Todo profissional que trabalha com solda requer muito cuidado e a utilização de equipamentos de segurança adequados a atividades com solda.

Pois todo cuidado é pouco visto que o soldador também realiza atividades com maçaricos e máquinas de corte. Além de serem capazes de impedir estilhaços, calor e ruídos.

Para ajudar o profissional na realização de sua profissão com responsabilidade e proteção, existe uma diversidade de EPIs destinados ao operador de solda: máscaras de solda, luvas de proteção, peneiras, vestimentas específicas e outros acessórios para proteção do corpo.

Todo profissional autônomos ficam responsáveis pela compra e manutenção dos próprios equipamentos de segurança.

Já os funcionários de empresas devem receber os Equipamentos de Proteção Individual de acordo com as atividades exercida dos empregadores.

Soldadores: equipamentos de segurança básicos

Todo equipamento são destinados a proporcionar segurança e proteger de possíveis riscos ao trabalhador. E os equipamentos de proteção para os trabalhadores que operam equipamentos de solda e corte devem ser resistentes a corte e calor.

A seguir conheça alguns equipamentos destinados as atividades com solda:

Máscara de solda

A máscara de solda é um equipamento de segurança padrão dos soldadores.

Hoje já existe no mercado máscaras de solda manuais e automáticas. O importante é que todas ofereçam proteção ultravioleta para que o operador não corra riscos devido à radiação emitida pela solda.

As máscaras automáticas se adaptam às diferentes condições de luz, durante o dia ou a noite, diferente da máscara manual.

Alguns modelos de máscaras conseguem cobrir toda a cabeça, enquanto outras cobrem apenas a parte da frente do rosto, testa e queixo. Porém é um equipamento imprescindível e que nunca deve ser deixada de lado.

Luvas de segurança

As luvas de segurança para soldadores devem ter proteção contra riscos térmicos, além de serem resistentes a qualquer tipo de abrasão. É importante que a luva seja confortável para o trabalhador.

A luva de raspa, é uma luva perfeita para solda. A luva de solda possui alto desempenho e é confeccionada em couro especial resistente a altas temperaturas e proporciona muito conforto ao trabalhador.

As luvas de raspa Clute são pensados e desenvolvidos para proporcionar o máximo de conforto e desempenho ao trabalhador.

Na maioria dos ambientes em que a temperatura não é muito elevada, as luvas de vaqueta ou raspa são as mais populares. Elas impedem que a mão entre em contato com abrasivos.

É recomendável que a luva de proteção seja utilizada sempre em conjunto com mangotes e outros equipamentos de segurança.

Mangote de proteção

Os mangotes oferecem proteção aos braços dos trabalhadores contra chamas e respingos e contra riscos mecânicos. Eles ainda funcionam como uma extensão das luvas e podem ser usados juntamente com aventais sem mangas.

Os mangotes de lona podem ser usados em frigoríficos, indústrias alimentícias, construção civil e na proteção contra riscos mecânicos.

Óculos de proteção

Os óculos são equipamentos de proteção e protege o trabalhador de estilhaços, radiações e fagulhas. E devem ser usados mesmo com as máscaras pois eles funcionam como uma barreira extra na proteção dos olhos.

Assim como as máscaras, os óculos de proteção também se dividem nas categorias manual e automático, sendo o segundo capaz de se adaptar a luminosidades diferentes.

O ideal é experimentar diferentes óculos até encontrar aquele que melhor se adapta à rotina do trabalhador.

Protetor auricular

Trabalhadores que desempenham atividades por mais de oito horas diárias não podem se expor, sem proteção, a níveis maiores que 80 decibéis.

Por isso os soldadores em uma atividade contínua precisam de protetores auriculares como equipamento de segurança essencial, já que o equipamento provoca muito ruído, e não é possível interferir na emissão de sons liberados.

O protetor auricular é a única maneira de reduzir problemas, como a perda de audição, por isso, não deve ser esquecido.

Avental

O avental de raspa é outro equipamentos de segurança é imprescindível para o dia a dia dos trabalhadores em situação de soldagem.

Ele tem como objetivo proteger a parte superior e inferior do tronco contra respingos, faíscas, objetos cortantes e escoriantes. Contudo, o avental também protege contra radiações não ionizantes

O uso dos aventais de Raspa é tão importante, para que seja bloqueado o contato entre o corpo e o material, evitando acidentes de trabalho e danos à pele.

O avental de raspa, é um modelo de proteção frontal muito utilizado em atividades de solda. É um equipamento ideal para evitar acidentes de trabalho, além de evitar o contato direto da pele do trabalhador com produtos e agentes tóxicos ou corrosivos e como os outros equipamentos ele também é fundamental.

Calçado de segurança

Os calçados de segurança devem oferecer, no mínimo, proteção contra quedas de materiais e equipamentos utilizados durante a soldagem, objetos cortantes, de prensamento, de respingos de metal líquido, entre outros e sem o qual nenhum profissional pode trabalhar.

Perneiras

Confeccionadas em raspa, as perneiras têm velcro ou fivelas metálicas e devem ser coladas na perna e nos sapatos do usuário.

Visto que a função desse equipamento de segurança é proteger a perna do soldador contra agentes abrasivos e escoriantes, agentes térmicos, agentes cortantes e perfurantes, agentes químicos.

O perneira de raspa, é um modelo de proteção utilizado para proteção dos membros inferiores do usuário contra lesões por agentes abrasivos e escoriantes.

Blusão de raspa

O blusão de raspa é um dos equipamentos de segurança que tem como objetivo proteger o tronco do soldador. Sua espessura pode chegar a 1,5154 milímetros de gramatura e para aumentar a eficácia da proteção pode ter uma película de alumínio.

Máscara respiratória

A máscara de proteção respiratória é utilizada por baixo da máscara de solda, pois ela impede que o operador entre em contato direto com fumos metálicos que podem complicar o trato pulmonar e causar problemas respiratórios.

Seu objetivo é filtrar o ar que o usuário respira e impedir que ele inale gases que estão no ambiente, e que não são apropriados para os humanos.

Ela vai complementar à máscara de solda, que tem como principal função proteger a região do rosto contra queimaduras e abrasivos.

Os EPIs citados acima usados de forma correta poderá evitar que acidentes, como queimaduras, intoxicação e perda auditiva e visual, não o impeçam de trabalhar, além de torná-lo mais produtivo.

A proteção para mãos, cabeça, corpo e olhos é imprescindível na rotina de um soldador e garantindo a Segurança do Trabalho. Por isso que equipamentos de qualidade e certificados fazem toda a diferença na proteção de quem lida com a solda diariamente.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.