EPIs para Pintura: Quais você precisa utilizar?

Muitas atividades exigem diversos tipos de equipamentos, hoje veremos os EPIs para Pintura.

Assim como qualquer outra atividade, ela também oferece seus riscos, seja atuando na pintura de paredes e estruturas, ou mesmo em alturas que acaba expondo o funcionário a riscos.

Conheça quais os EPIs para pintura essenciais no dia a dia do profissional para evitar danos à sua saúde.

Lembre-se que se sua atividade exige EPIs é fundamental que utilize, isso ajuda a garantir a sua segurança na hora de realizar a atividade.

Porque é importante utilizar EPIs para Pintura?

A execução da atividade de pintura de paredes e fachadas, sejam elas em prédios, casas ou outras estruturas, pode oferecer um alto risco para o profissional. Riscos esses muitas vezes despercebidos.

Por isso é importante utilizar os EPIs para pintura na hora de fazer o serviço, mesmo que pareça uma simples atividade, isso ajudará a evitar:

  • Contato com produtos químicos
  • Contato com poeira
  • Elementos tóxicos, pó e vapor
  • Contato prolongado com tintas e solventes
  • Entre outras coisas

Além das situações acima ainda é necessário evitar acidentes relacionados ao ambiente de trabalho dependendo do local de atuação.

Por isso é importante a utilização de EPIs para Pintura, eles ajudam a evitar situações que podem causar diversos danos à saúde do profissional sejam elas graves ou leves.

E até problemas que inicialmente podem não ser perceptíveis como as crises respiratórias, mas que a longo prazo de exposição gerem maiores problemas.

5 EPIs para Pintura essenciais para o dia a dia

A utilização de equipamentos de segurança é essencial em várias atividades e precisam seguir as normas de segurança do trabalho, e em muitas atividades como a de pintura são obrigatórias.

A utilização do EPI é uma maneira de garantir uma maior segurança para os profissionais na hora de realização dos serviços e atividades.

Confira a lista dos 5 EPIs para pintura essenciais para o dia a dia.

1 – Luvas de Segurança

Sem dúvida um dos principais EPIs de Pintura, já que no dia a dia o profissional irá estar em contato constante com tintas e produtos químicos e precisará manuseá-los.

As luvas de segurança são essenciais aqueles que garantam maior aderência e desempenho para suas atividades.

As luvas evitam que o pintor suje as mãos ou tenha contato direto com as tintas e substancias químicas.

Também garante proteção física contra impactos e batidas.

2 – Máscara de Proteção

É comum as tintas e produtos expostos terem cheiro forte, esse EPI evitará que inale substancias químicas, solventes e até a poeira que possa estar exposto.

As máscaras de proteção ajudam muito a proteger o pintor, muitas vezes daquilo que é invisível aos seus olhos.

3 – Óculos de Segurança

O óculos de segurança é um dos principais itens de segurança dessa lista, eles são essenciais para muitas áreas, mas para o pintor pode ser ainda mais importante.

O óculos de segurança evita que pigmentos e substancias entrem em contato com a área dos olhos, e assim evitam dano temporário ou permanente.

No dia a dia eles protegem contra respingos, poeira, gases e outras substancias que possam afetar os olhos.

Mas atenção na escolha do óculos, veja qual o mais adequado para sua atividade, eles precisam proteger toda área dos olhos.

4 – Calçados de Segurança

Item muito importante, o calçado de segurança é um dos itens mais comuns, presentes em praticamente todas as atividades. Eles ajudam a proteger contra respingos e contato direto com produtos químicos através dos pés, além de evitar escorregões no ambiente de trabalho ou mesmo quedas de objetos nos pés.

5 – Capacete de Segurança

Outro item muito comum dos profissionais é o capacete de segurança, equipamento de segurança muito popular em obras e na construção civil, também está presente entre os EPIs de Pintura.

O capacete de segurança ajuda a proteger a cabeça contra impactos de queda de objetos e também contra respingos de produtos durante a atividade.

A escolha correta do tamanho do equipamento é importante para que ele cumpra seu papel e proteja a cabeça da forma correta.

EPIs para Pintura: É só isso ou tem mais?

Entenda que existem muitos outros equipamentos de segurança para o pintor ou profissional que atuará nessa área.

Porém é importante ter atenção se o ambiente e atividade exigem tais equipamentos, já que não são todos os casos que exigem todos os tipos de EPIs.

A melhor forma de descobrir quais EPIs sua atividade exigirá é recomendado procurar um profissional de segurança do trabalho para fazer toda a análise do ambiente e atividades e dar todo o apoio técnico para a empresa.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.