EPI Mangote: principais dúvidas sobre esse equipamento

O EPI mangote é um equipamento de proteção dos membros superiores, muito usado nas indústrias, nos frigoríficos, na limpeza industrial, na soldagem e na indústria de metalurgia.

Esse equipamento é fundamental nesses ambientes para evitar cortes e queimaduras durante a jornada de trabalho.

Neste artigo vamos tratar as principais dúvidas sobre esse equipamento de proteção.

EPI Mangote e suas principais dúvidas

O que é mangote de segurança?

O mangote de segurança é um equipamento muito utilizado na indústria siderúrgica, metalúrgica e frigorífica.

Porém ele também está presente onde há um trabalho intenso e perigoso e em outros segmentos em que a proteção dos braços do profissional é fundamental.

Isso porque o epi mangote protege os braços contra cortes de lâminas lisas e queimaduras leves e dependendo da função que é exercida, a sua composição pode variar e pode ser confeccionados em diferentes materiais, como por exemplo, o aço inoxidável e a aramida.

Os mangotes com uso em conjunto com as luvas de segurança oferecem proteção extra para as mãos e os braços com riscos iminentes.

Profissionais como soldadores, metalúrgicos, e da limpeza industrial e todos os outros que lidam com lâminas e facas no dia a dia, o uso do equipamento mangote se faz necessário para maior segurança.

Pra que serve o mangote?

O mangote é um equipamento de segurança e como todo EPI ele garante a proteção dos braços do profissional em ambientes em trabalhos que envolvam fogo, projeção de fagulhas, objetos cortantes e respingos de produtos químicos.

Como usar o EPI mangote?

Como já mencionamos anteriormente existem diversos modelos de epi mangote e a sua escolha vai depender do quão perigoso é a atividade desempenhada.

Porém o seu uso é igual para todos os modelos. O mangote é como uma luva, e por isso é preciso calçá-lo até o antebraço e fechar a fivela ou velcro dependendo do modelo escolhido e assim garantir que fique firme e preso na região do braço, mas não aperte muito para não atrapalhar a circulação na região.

Como higienizar o EPI mangote?

A higienização do EPI mangote deve ser feita de acordo com as especificações de cada fabricante e conforme o material utilizado.

Conforme a Norma Regulamentadora NR6 o fabricante do equipamento é obrigado a explicar como a limpeza e a higienização do EPI devem ser feita, porém  o profissional deve se responsabilizar pela conservação do equipamento.

Essa é uma parte importante já que os equipamentos são feitos com materiais diferentes e por isso, exige cuidados particulares.

Como exemplo, podemos citar os protetores auditivos que devem ser higienizados diariamente, já outros mensalmente.

Porém alguns materiais devem ser limpos com cuidado e nunca com produtos que agridam o EPI e de acordo com material dele. Veja alguns exemplos de materiais a seguir:

  • Couro — usar apenas um pano macio úmido
  • Microfibra — lavar com água e detergente neutro
  • Policarbonato — lavar em água corrente e detergente neutro e secar com um pano macio, e nunca entrar em contato com superfícies que possam arranhá-lo.

A secagem dos equipamentos devem ser feita a sombra e em ambientes abertos. E é importante esperar secar bem antes de guardar, isso vai evitar que haja a proliferação de fungos e bactérias.

Qual a validade do mangote?

Todos os equipamentos de proteção possuem um prazo de validade, porém não há padronização nacional ou internacional para determinar a validade dos EPIs. Então não existe uma norma regulamentadora que determine a vida útil de um EPI.

Por isso, a vida útil do EPI é estipulada pelo fabricante e cabe a empresa prestar atenção à embalagem e verificar o que o fabricante indica.

E para aumentar o tempo de uso é preciso armazenar e higienizá-los corretamente, para que possa ser utilizado novamente.

Mas vale ressaltar que os EPIs devem ter além da validade emitida pelo fabricante ela também deve conter o CA (Certificado de Aprovação) emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com regulamentações laboratoriais sob o credenciamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O certificado significa que o produto foi testado e pode ser comercializado com segurança, a validade é determinada pelo fabricante. Portanto, é preciso atentar para os dois quesitos na hora de adquirir o equipamento.

Assim o CA emitido no Brasil tem prazo de 5 anos de validade, já o CA emitido no exterior tem validade apenas 2 anos, mas é importante, verificar sempre se o seu EPI possui CA válido e se o próprio equipamento não está vencido.

Porém a Secretaria de Inspeção do Trabalho emitiu a NOTA TÉCNICA 146/2015/CGNOR/DSST/SIT, esclarecendo questões relacionadas à validade do EPI e a validade do CA.

Na Nota Técnica fica mantido que um EPI somente pode ser comercializado com o CA válido, e passa a ser permitido que o EPI possa ser UTILIZADO dentro da validade do produto (data informada pelo fabricante), desde que ele tenha sido adquirido com o CA válido.

Como consultar validade do EPI e CA?

O Ministério do Trabalho disponibilizou em seu site para a consulta livre do Certificado de Aprovação, além de poder verificar a validade, descrição, característica do equipamento, data de emissão e entre outras informações.

Basta você acrescentar algumas informações e é possível obter todas as informações do EPI, e até saber contra quais os riscos aquele equipamento de segurança irá proteger.

Como medir mangote ideal?

O tamanho do EPI mangote vai depender da indicação da proteção da região desejada que pode ser só no braço ou no braço e antebraço.

Os mangotes hoje são encontrados nos tamanhos 25cm, 30cm e 35cm, 40cm, 45cm, 50cm, 55cm, 60cm, 65cm e 70cm. Fora dessas medidas é importante procurar por um equipamento personalizado.

Quanto tempo dura um mangote?

O tempo mínimo / máximo de uso, fica condicionada a aplicação e forma de utilização do EPI.

Como consertar furo em mangote?

Não é recomendado utilizar o mangote que apresente qualquer sinal de alteração em sua estrutura.

É IMPORTANTE ainda ficar atento ao menor sinal de desgaste no EPI mangote, como por exemplo, abertura de ponto, fios soltos, exposição dos fios de aço, rasgos, por menor que seja, o equipamento de proteção deve ser substituído imediatamente.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.