DDS Furadeira e Parafusadeira

Ferramentas como furadeiras e parafusadeiras são equipamentos muito utilizados por diversos profissionais em serviços de instalações e manutenções feitas.

Mas como toda ferramenta elas exigem cuidados que devem ser seguidos pelos profissionais que as manuseiam. Então vamos falar do DDS.

DDS é popularmente conhecido como “Diálogo Diário de Segurança”, mas também vemos outras expressões como Diálogo de Segurança, Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde a DDSMS.

Ele trata do treinamento relacionado a segurança e saúde do trabalhador, como proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Basicamente consiste na realização de uma reunião rápida entre os profissionais envolvidos antes de começarem a executar as atividades no ambiente de trabalho onde atuarão.

Não existe um tempo mínimo para a reunião, mas a DDS recomenda um mínimo de 5 a 15 minutos.

Existem diversos modelos e tipos de furadeiras e parafusadeiras, cada uma delas para uma atividade diferente. E para assegurar a segurança na utilização é necessário conhecer a ferramenta, e para isso precisa ler o manual de instruções do modelo escolhido. Quanto mais conhecer a ferramenta melhor para o profissional, e mais cuidado precisa ter com ela.

No exemplo da furadeira, você deve pensar na voltagem, no tamanho dela, manuseio, acessórios, tipo de broca que deve ser utilizada para o serviço realizado.  O profissional deve sempre evitar improvisar para resolver seu problema, esse tipo de atitude pode gerar acidentes. Lembre-se que cada broca tem uma finalidade e aplicação. A escolha certa garante um serviço bem feito.

Já na outra ferramenta, segue o mesmo padrão, a parafusadeira possui características únicas, e é preciso conhecer o modelo utilizado, sua voltagem, potência, etc.  É isso que define a utilização correta do equipamento.

dds furadeira e parafusadeira

DDS Furadeira e Parafusadeira: Usando corretamente

Esses dois equipamentos possuem algumas dicas de manuseio em comum, a principal delas é não aplicar força mais do que o necessário contra a superfície a ser perfurada ou parafusada, conheça bem o ambiente onde está sendo executado o trabalho. Ignorar isso pode danificar o equipamento utilizado.

No caso da furadeira sempre utilize uma broca afiada e deixe livre a saída de ar do equipamento.

Quando colocar ou trocar a broca, deixe sempre o equipamento desligado diretamente na tomada, posicione-a em pé e encaixe a broca no mandril. Alinhe bem e aperte com as mãos inicialmente. Depois de travada a broca, use a chave de mandril nas três posições para garantir um melhor aperto. Veja se está bem presa para evitar que solte durante a utilização.

Sempre que manusear qualquer equipamento é importante segurar com firmeza e mantenha sempre na posição indicada. Isso evita problemas e erros na utilização.

No caso da furadeira garantirá um furo perfeito, e que evitará que ele fique maior do que o necessário, fazendo com que a bucha fique frouxa e não segure o parafuso adequadamente.

Durante a realização dos trabalhos utilize sempre máscara, protetor auricular, óculos de segurança, calçados de segurança e avental, esses são alguns dos equipamentos de segurança recomendados durante a utilização.

Garanta sua segurança: Passo a passo com equipamentos!

  • Verifique o cabo a ser utilização no equipamento antes de ligar na tomada
  • Veja se o cabo está em boas condições de uso, não possui cortes ou esteja danificado, isso ajuda a evitar choque elétricos
  • Certifique-se de utilizar a voltagem correta do equipamento
  • Para equipamentos elétricos mantenha longe da água e locais molhados e úmidos como pias, banheiras, piscinas
  • Os cabos e fios devem ficar longe de objetos e superfícies cortantes ou que possam danifica-lo
  • Utilize roupas adequadas para realização do trabalho, evite adornos e acessórios desnecessários, roupas largas ou qualquer coisa que possa enroscar na ferramenta utilizada
  • Mantenha o ambiente de trabalho sempre organizado e limpo, uma boa iluminação na área onde está é essencial
  • Certifique-se sempre antes e após a utilização se o equipamento está conectado à rede elétrica, se o botão liga e desliga está funcionando corretamente para evitar acidentes.

A segurança no ambiente de trabalho é essencial para qualquer empresa e profissional. É necessário sempre tomar os cuidados recomendados para preservar a vida.

Lembre-se sempre de utilizar os equipamentos de proteção individual e ferramentas de qualidade.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.