Comportamento Seguro na construção civil

A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes e o segundo que mais mata trabalhadores no Brasil atualmente.

Pensando nisso, a probabilidade de um trabalhador se incapacitar permanentemente nesse setor é seis vezes maior que em outras atividades, já que cada trabalhador lida com maquinários pesados, atividades diárias pesadas, e as atividades mais complexas.

Por tudo isso, é importante adotar medidas de preventivas de acidentes de trabalho

Um comportamento seguro

No entanto, também faz parte desse projeto trabalhar a mentalidade das pessoas para melhorarem sua capacidade de compreensão da situação e, desta forma, adotarem atitudes mais seguras.

Enfim, podemos concluir que uma cultura de segurança passa a existir quando os trabalhadores mudam seu comportamento e começa optar por atitudes mais seguras por conta própria.

A seguir veja quatro ações que você pode realizar para implementar um comportamento de segurança:

Campanhas de conscientização

Para um trabalhador não apresentar um comportamento seguro podem ser muitos. E um dos motivos é não estar ciente dos riscos oferecidos pela sua atividade.

Diante disso, vale a pena investir em campanhas e palestras de conscientização para ensinar aos trabalhadores os perigos existentes no canteiro de obras, com apresentação de estatísticas de acidentes de trabalho dirigida ao segmento.

Uma forma de tornar mais dinâmicas as campanhas é criar gincanas de equipes contra equipes e premiar aquela que usou corretamente os EPIs. É possível também fazer vídeos com as famílias dos trabalhadores onde eles pedem que tenham cuidado ao realizar os trabalhos, pois eles estão em casa esperando.

As atividades podem ser realizadas pela equipe antes de iniciarem as atividades de trabalho.

Treinamentos

Depois da conscientização agora é a hora de aprender com driblar os riscos ao máximo.

Com os treinamentos é possível orientar e praticar o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e aproveitar para fazer simulações de situações críticas para preparar os trabalhadores em situações de riscos que possam ocorrer.

Limpeza e Organização

Também estão ligadas a segurança em um canteiro de obras. Por isso, que os lugares de passagem das pessoas não podem ter objetos como entulhos, ferramentas, tijolos, areia e tábuas espalhados pelo chão e obstruindo a passagem.

Dessa forma todo material que não estão sendo usados no momento devem ser recolhidos e estocados de forma organizada.

Auditorias

Os agentes fiscalizador podem aparecer a qualquer momento no canteiro de obras para verificar se estão aplicando as normas de segurança.

E sua empresa deve estar preparada a todo momento para não correr o risco de levar uma multa por falta de uso de equipamentos de segurança.

Por isso é importante criar uma sistema de fiscalização periódica para incentivar o comportamento seguro e evitar possíveis acidentes.

E já que as construtoras costumam trabalhar com equipes terceirizados é importante que campanhas e treinamentos sejam realizados periodicamente a cada novo projeto, sempre considerando a especificidade de cada canteiro de obras.

É muito importante o investimento em equipamentos de segurança individuais(EPIs) e coletivos (EPCs) em uma obra. Então não perca tempo para incentivar sua equipe!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.